sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Trovão Tropical

Baixas Expectativas

Direção: Ben Stiller
Título Original: Tropic Thunder
Idioma: Inglês
Lançamento: Ago/08

Apesar de algumas cenas constrangedoras ou escatológicas, em boa parte do tempo Trovão Tropical funciona bem - tem sacadas legais e desce merecidas pancadas na mesmice e falta de imaginação da indústria cinematográfica (hollywoodiana). O humor é bastante irregular: acerta quando põe o dedo na própria ferida, mas erra quando tenta acertar aleatoriamente toda e qualquer minoria e ser o mais politicamente incorreto possível.

É necessário entrar com o espírito certo de diversão descompromissada e dar um desconto para as partes mais autoindulgentes. As piores delas são certamente as que contam com as participações "especiais" de Matthew McConaughey e Tom Cruise. Apesar de dar um descanso para a sequência de eventos na selva e as personagens em si terem o seu valor (o produtor e o agente), as atuações exageradas dos dois são constrangedoras e beiram o patético. Tom Cruise dançando com a sua bunda postiça é muita vergonha alheia (e não do bom tipo).

O filme não se leva a sério e, obviamente, nós também não deveríamos: desligue o julgamento crítico e aproveite sem pensar muito. Só não pegue o filme pela metade, porque uma das melhores partes é logo no começo, quando os personagens principais são apresentados através de trailers dos seus principais "sucessos". Uma sátira mostrando o quanto os trailers (e também os próprios filmes) de uma determinada categoria são ridiculamente iguais. É uma pena que o resto do filme não se mantenha nesse mesmo nível.

PS. - Robert Downey Jr. está impagável no papel de Kirk Lazarus, ator australiano, vencedor de Oscars, que se entrega tanto ao papel que passa por uma cirurgia de modificação de pele para interpretar um soldado negro.

Nenhum comentário: