sexta-feira, 20 de julho de 2007

Saneamento básico, o filme

Cinema básico

Direção: Jorge Furtado
Título original: Saneamento Básico - O filme
Duração: 112 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Jul/2007

Depois do ótimo O homem que copiava, acho que inconscientemente subi bastante a barra para o cinema de Jorge Furtado. Foi nesse contexto que, apesar das resenhas bastante positivas que havia lido há muito tempo e de o elenco contar com atores de peso como Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e a ótima Fernanda Torres, Saneamento Básico simplesmente não funcionou pra mim e ficou longe de atingir as expectativas. O filme certamente tem seu apelo e faz crítica social com leveza e uma boa dose de humor, porém, ao mesmo tempo, ele se leva a sério demais para que algumas cenas ridiculamente forçadas consigam se encaixar no todo. Para piorar, os atores parecem não se esforçar muito (mesmo considerando que o roteiro não exija muito deles) e cumprem com sua função quase burocraticamente, sem sair de sua zona de conforto - basicamente dão a seus personagens as mesmas características que já usaram em trabalhos anteriores. Ao mesmo tempo, o filme não chega a ofender e se em uma tarde ou noite modorrenta, você esbarrar com ele na televisão, pode ser uma opção para passar o tempo.

4 comentários:

Juliana disse...

eu vi quando lançou, mas achei bem engraçado! vale a pena pelo selton fazendo o monstro e pelo paulo josé!

Juliana disse...

ooops, ver o wagner interpretando o monstro!

Henrique JB disse...

Assisti ao filme no cinema, fui sem expectativa nenhuma e adorei. É uma homenagem sincera ao velho sonho de "uma idéia na cabeça e uma câmera na mão". Se bem que que às avessas, já que os personagens não eram cineastas, e sim cidadãos querendo angariar o dinheiro da filmagem (ainda que fosse por uma boa causa). O final, então... mais simples - e poético - impossível.

Rodrigo Zago disse...

Acho que é um daqueles casos de "expectativa" mesmo... Considerando os atores e o diretor, fui ver o filme realmente esperando muito e levei o filme mais a sério do que deveria. Vocês não foram os únicos que gostaram dele, acho que eu é que não estava no clima mesmo... Abs