terça-feira, 8 de junho de 2010

Glee S01E22 - Journey to Regionals

Tudo em seu devido lugar

O episódio final da primeira temporada de Glee acertou em tudo o que mais importava: personagens bem caracterizados, apresentações musicais simples, mas cheias de emoção e o foco na mesma mensagem que fez o seriado interessante no começo.

E assim como no episódio final de Lost, somos lembrados, obviamente de forma nada sutil, já que Glee nunca foi sobre "sutileza", que o importante são os momentos e as pessoas com quem você se conecta ao longo do caminho e não o destino final. A mensagem já está óbvia no título e fica clara já de cara numa das cenas iniciais do episódio que relembra como Quinn engravidou através do discurso que Puck usou para convencê-la a mandar ver. E, se alguém ainda não tinha entendido: a apresentação nas regionais é um "Journey Medley"!

Aproveitando para entrar no campo das apresentações: eles conseguiram passar exatamente sobre o que fala a série, pura emoção e ligação entre seus personagens "renegados". O "Journey Medley" fecha o círculo, voltando ao "Don't stop believe" que iniciou o hype um ano atrás. Mas ainda mais evidente fica quando a apresentação tecnicamente perfeita e asséptica do "Vocal Adrenaline" é sobreposta com as cenas do nascimento de "Beth" pelo lado dos Glees.

Glee não é sobre grandes apresentações com muita pirotecnia (e eles sempre erram quando vão por esse caminho), mas sim sobre pessoas comuns crescendo e se expressando através da música. E as "agora-é-pra-chorar" apresentação de "To sir, with love" e "Somewhere over the rainbow" são exatamente sobre isso. 
.
Esse episódio fica pau a pau com o ótimo "Sectionals" que fechou a primeira parte da temporada. Porém, enquanto aquele era pura alegria e os personagens descobriam que eles poderiam ir muito mais longe do que se permitiam, esse é pura melancolia e deixa aquele gosto agridoce em cenas que mesclam simultaneamente felicidade com tristeza: uma mãe que abraça a recém-nascida que logo será entregue para adoção, uma apresentação que deixa todos excitados, mas que não chega nem a classificar a equipe, uma homenagem emocionante para um professor, mas cuja emoção vêm principalmente da iminente separação, e várias outras. 

O episódio têm seus pequenos problemas, ao longo do caminho, mas no que importa, ele acerta na mosca e mostra Glee no que tem de melhor! 

2 comentários:

Nikita disse...

Só achei que eles exageraram muito na quantidade de músicas por episódio, mas num modo geral, Glee é muito bom! Divertido na dose certa...

Rodrigo Zago disse...

Também acho! Semana que vem vou montar um post com minhas idéias sobre a série como um todo, mas a idéia final é essa: divertido, mas não muito mais que isso. Bjs!