sábado, 7 de agosto de 2010

Persons Unknown S01E09 - "Static"

Hecatombe Nuclear


Seria possível alegar que esse episódio não foi  pior que o sexto simplesmente porque nele a história avançou consideravelmente. Contudo, os roteiristas (se podem ser chamados dessa maneira) conseguiram a proeza de deixar todas as cenas sem exceção entre ruins e catastróficas.

A pior de todas foi certamente aquela em Renbe e Damatto ficam "perdidos na selva" depois de serem perseguidos pelos "Azules" (como o padre os chamou em uma sequência que de tão ruim eu estou até agora na certeza de que vamos descobrir que era tudo armação). Nessa cena,  cada uma das falas ou está totalmente fora de contexto ou é de uma forçada de barra extrema. 

Ela foi a cena "romântica" mais tosca e a declaração de amor mais fora de contexto ou sem propósito que já tive o desprazer de assistir. Não dá para acreditar que a intenção era realmente que acreditássemos em emoção genuína ali. Eu consigo pensar em umas mil maneiras diferentes de simplesmente "enrolar" sem precisar fazer o telespectador passar por isso.

Por sua vez, Joe não-me-toque-amnésico-superperigoso Tucker conseguiu ganhar o troféu de personagem mais constrangedor. O conceito é errado do começo ao fim e não há nada que façam que salve o personagem daqui para frente depois dessa descida ao inferno. Flashes de violência ativados pelo toque? Faca levantada e depois suspensa no ar em um momento "me segura se não vou fazer uma besteira"? Luta interna para tentar suplantar a lavagem cerebral por "amor"  (a série teria pelo menos ganho um voto de confiança se ele simplesmente tivesse jogado ela do prédio)? Faça-me o favor!

Com relação à divulgação paulatina de informações sobre o "Programa", a mudança de perfil foi tão brusca que tive a sensação por um momento que esse era o começo de uma outra temporada. Repentinamente, cenas dos escritórios do "Programa" e participantes dele começam a ser mostradas como se elas estivessem lá desde o primeiro episódio. Como assim? 

E falando em cenas constrangedoras, existe algo mais primário e bobo do que aquela do "chá frio"? A diretora parece vilã de filme dos Trapalhões. Será que na escola de roteiros não ensinaram que um personagem não fica mais ameaçador só porque todos os outros personagens ficam dizendo que ele é ameaçador? 

E o eterno lenga-lenga do "vamos linchar Joe" que nunca dá em nada? E Moira que era todo preocupada em analisar e entender as pessoas e buscar uma solução pacífica querendo "dar um fim" ou "tirar fora da equação" o Joe "Bourne" Tucker? É tanta coisa ruim que fica difícil parar de escrever sobre elas.

Tudo ficou tão ruim na segunda metade de Persons Unknown que fico o tempo todo torcendo para pelo menos no final descobrir que tudo era uma encenação ou fazia parte de uma realidade alternativa ou qualquer outro esquema que normalmente tornaria a série um desastre, mas que nessa poderia justificara falta de coerência dos personagens, suas mudanças bruscas de personalidades, suas atitudes despropositadas, os diálogos primários e o roteiro esburacado.

Mais quatro episódios ainda até o final... Dai-me paciência!

E como é sempre importante ter opiniões diferentes, segue aqui uma  diametralmente oposta à minha. 
Mas uma outra descendo o pau também aqui.

Nenhum comentário: