sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Possuídos

Paranóia contagiante

Direção: William Friedkin
Título original: Bug
Duração: 102 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Ago/2007

Se você conseguir deixar passar a boa, mas lenta, primeira metade de Possuídos, vai ser presenteado com uma fantástica sequência de paranóia escalante que vai atingir níveis desesperadores da metade para o final. Os protagonistas Ashley Judd e Michael Shannon vão crescendo passo-a-passo, superando-se e alcançando níveis dramáticos absurdamente intensos e assustadores. O processo de filmagem deve ter exaurido completamente seus protagonistas, pois se a carga emocional do filme é desgastante e incômodo para os próprios expectadores, quem dirá para os intérpretes. Possuídos é do mesmo diretor de o Exorcista, William Friedkin, mas dessa vez, não é necessário qualquer efeito especial para deixar a audiência apavorada. O filme não tenta em nenhum momento assustar os expectadores, mas tenta sim fazer com que eles se assustem junto com os personagens, fazer com que se importem e desesperem-se na sua impotência e incapacidade de ajudá-los e em saber que não poderiam fazer nada por eles mesmo que eles não fossem apenas personagens. Tudo considerado, Possuídos é um filme de terror excelente, porém poderia ser ainda melhor se o ritmo e a intensidade fosse distribuído mais harmoniosamente ao longo do filme. 

2 comentários:

Henrique JB disse...

Outro que assisti no cinema. Claustrofóbico, perturbador. Parece até (bom) teatro filmado. Só não entendi por que um cara experiente feito Friedkin deixa microfone aparecer insistente no alto da tela na montagem final. Será opção artística, pra dar autenticidade?

Rodrigo Zago disse...

Acho que foi de propósito mesmo... E o filme parece (bom) teatro filmado, porque realmente, se não me engano, originalmente ele era uma peça de teatro. Falando nisso, outro bom filme baseado em uma peça é Um jogo de vida ou morte (sleuth), já viu? Abs