sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pânico 4


Nova década, velhas regras

Direção: Wes Craven
Título Original: Scream 4
Duração: 111 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Abr/2011

Nenhum fã de Pânico vai ter como reclamar que o quarto filme não foi fiel à franquia - as sacadas metalinguisticas (do filme dentro do filme dentro do filme) e o humor paródico do gênero terror slasher estão lá. Ajuda bastante também o tom da produção estar muito mais próximo do do primeiro filme do do humor escrachado que acabou tomando conta dos outros dois, especialmente o terceiro.

O que não funciona muito bem é o filme de terror em si. Por mais bem-humorado que fosse o original e por mais que a mira de Ghostface fosse ruim, ele ainda conseguia provocar algum medo, por mínimo que fosse. Em Pânico 4, com exceção de uma ou outra, as mortes são o mais previsível possível e no máximo você erra onde Ghostface vai aparecer, na janela ou na porta de trás.

Para um filme que se vendeu com a chamada "Nova década, novas regras" e cujos "narradores" - aqueles personagens que entendem tudo de filmes de terror e ditam as regras para a platéia - alegam que hoje em dia o "inesperado é o novo clichê", o filme não se esforça em trazer qualquer inovação e abraça realmente o clichê do inesperado com um roteiro inteiramente dentro do esperado. Completar todo o checklist de referências a ferramentas modernas como Twitter, Facebook e YouTube também não torna imediatamente o filme moderno.

Pânico 4 ridiculariza o gênero, mas ele mesmo não consegue produzir um bom filme de terror. Certamente é divertido e tem algumas ótimas sacadas, a melhor delas já nas cenas iniciais, mas se conseguisse  juntar tensão e suspense aos bons diálogos e às ótimas referências, talvez suas críticas fossem mais contundentes.

PS.: Tudo que vem após a revelação da identidade do assassino é absolutamente ridículo, das motivações cretinas pelos assassinatos, passando pelas explicações de como o crime foi cometido à la vilão de Scooby-doo e principalmente as últimas ações do "plano"... Mas falo isso com boas intenções: o nível do ridículo é tão fora da escala que não dá para não achar engraçado - parece um episódio filmado de Family Guy  e praticamente só para isso já vale ver o filme.

Nenhum comentário: