segunda-feira, 21 de junho de 2010

Persons Unknown S01E03 - "The Way Through"

Personagens Desconhecidos


Mais um episódio da única série realmente promissora entre as estréias do midseason até o momento. E mais um episódio que de maneira correta gira em torno de um problema específico com começo, meio e fim, mas que simultaneamente adianta a trama maior e (supostamente)  aprofunda a caracterização dos personagens.

O conflito da semana foi gerado por recursos insuficientes para salvar a todos de uma ameaça iminente. E as respostas das personagens foram variadas ao longo dos quarenta minutos: uma cede o recurso à outra por obrigação moral, outra  tenta convencer as outras de que a vida dela é mais importante por ter outras pessoas dependendo dela, outra simplesmente pega à força, outra ignora o dilema dos outros porque já tem o seu recurso garantido etc. Estruturalmente falando, a história funciona bem, o grande problema que realmente arrasta a série pra baixo e impede que ela atinja seu potencial é outro. 

Os diálogos são muito mal escritos e boa parte do elenco também não ajuda na hora de passar um mínimo de credibilidade para essas falas ruins. De maneira geral, são falas que transformam as personagens em narradores do jogo e não pessoas de verdade vivendo uma situação limite.

Um dos exemplos mais nítidos entre os que consigo me lembrar é quando o sargento diz "esse gás é de alta toxicidade" ou algo parecido, logo após Janet e Charlie ficarem presos numa sala com o tal gás. O militar não estava lá e não havia qualquer evidência para que ele fizesse essa análise, mas a história necessitava que o expectador acreditasse que o gás era uma ameaça para que o dilema funcionasse, então colocam uma das personagens para verbalizar a questão e nisso derrubam a premissa que estavam querendo levantar.

Outro problema é novamente a reação das personagens às pressões. Janet sai quebrando tudo e ameaçando as outras pessoas depois de ver uma pintura de sua filha com sua mãe. Uma reação totalmente absurda e incompatível com como a personagem se porta o resto do tempo que ao invés de criar tensão, joga o expectador pra fora da história.

Enquanto os diálogos não melhorarem, o roteiro não deixar de impor alterações bruscas de personalidade às personagens e os atores não colocarem um pouco mais de emoção genuína no que estão fazendo, não há como nos importarmos com o que acontecem com essas "persona unknown" e, por consequência, não nos importamos com nenhuma das situações-limite que eles são obrigados a enfrentar.

Mais uma vez, a série acerta na estrutura do episódio, mas erra feio na caracterização e um sem o outro não consegue manter um programa desse tipo por muito tempo.

Continuo na esperança que semana que vem melhore!

Ps.- A virada do final foi bem interessante e garantiu pelo menos um Código 3 para esse episódio!

Nenhum comentário: