sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Enrolados

Novas velhas ideologias

Direção: Nathan Greno e Byron Howard
Título original: Tangled
Duração: 100 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Jan/2011


Enrolados vem empacotado naquela inocência característica dos desenhos antigos da Disney que parece extremamente datada hoje em dia. Incomoda a pretensão com que tenta-se vender uma imagem moderna maquiando idéias velhas com animação digital de alta qualidade. Li uma crítica positiva louvando a independência da heroína e classificando-a como uma nova princesa para uma nova geração ou coisa do tipo, mas o que vi no filme foi uma garota falando em ser independente, acertando homens com frigideiras (sim, instrumento clássico da opressão masculina e blá blá blá sociológico) e, no final, agindo da maneira mais convencional e retrógrada possível.


Depois de muito discurso feminista, Rapunzel (ah, os clássicos...) declara que o grande (e aparentemente único) motivo para ela querer livrar-se da clausura imposta pela suposta mãe é poder viver feliz para sempre com o seu "princípe". Nisso toda a ladainha sobre conhecer o mundo e "começar a viver" já foi riacho abaixo e desapareceu em meio à floresta encantada junto com o camaleãozinho de estimação idêntico a todos os outros animais antropomorfizados que costumam acompanhar as princesas da Disney. Não vale nem a pena comentar que o príncipe é um ladrão sem um pingo de honra que logo na cena inicial trai seus companheiros de trabalho e que vai "mudar" pelo amor à bela princesa - Ótimo! Mais uma geração de mulheres sofrendo em insistir que vão mudar os charmosos trastes e canalhas que elas julgam, sem saber porque, serem príncipes. 

Os diálogos simplórios e clichês devem agradar crianças, mas entediar adultos e, se não bastasse, há músicas melosinhas de cinco em cinco minutos, e nenhuma delas chega perto de "chicletar" como Onde eu nasci de A pequena sereia ou Hakuna Matata de O rei leão. Sim, a animação é estonteantemente bela, o cavalo Maximus é bizarramente hilário e a maioria, se não todas, das críticas que li são extremamente positivas - deve certamente agradar às pequenas (ainda que tenha ação suficiente para manter os pequenos de frente da tela também), mas há opções no mercado muito melhores e com mensagens mais positivas (sobre lealdade, amizade, crescimento e heroísmo) do que preocupações com cabelo e príncipes encantados.

Nenhum comentário: