sábado, 26 de setembro de 2009

Distante nós vamos

Esforço excessivo

Direção: Sam Mendes
Título Original: Away we go
Duração: 94 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Set/2009

Um casal aparentemente cheio de problemas a resolver sai em road trip visitando vários outros casais que são aparentemente modelos de perfeição, procurando pelo melhor lugar para criar o bêbe que está chegando. Mesmo sendo um filme relativamente alternativo, você já consegue ter uma noção de onde repousa a moral do filme.

Burt e Verona são duas pessoas normais, mas um pouco melhores do que as pessoas normais. Não porque eles acreditem que sejam, mas simplesmente porque, pensam, não estão preocupados em ser algo mais do que são. Eles não julgam os outros conscientemente, mas para poder seguir um caminho próprio e poder reafirmar o estilo de vida que eles acreditam ser o mais autêntico, eles precisam depreciar todos os outros.

O filme infelizmente só espelha a cartilha de seus personagens e se esforça demais para tentar ser mais “alternativo” do que realmente é, enquanto com um tom blasé finge que nem está tentando. No caminho, ele ataca preconceituosamente diversos estilos de vida e hipócrita define o de seus protagonistas como superior aos dos outros.

Em tempo, o roteiro é de autoria de um casal muito similar, os escritores Dave Eggers e Vendela Vida, que ao lado de outros “moderninhos” como Jonathan Safran Foer e esposa, fazem parte da nova intelectualidade cool dos Estados Unidos. Qualquer semelhança é provavelmente mera coincidência.

Em tempo de novo, apesar da resenha parecer extremamente desfavorável, o filme não é ruim, só um tanto pretensioso.

Nenhum comentário: