sexta-feira, 9 de julho de 2010

Shrek para sempre


Quando o suficiente é suficiente

Direção: Mike Mitchell
Título Original: Shrek forever after
Duração: 93 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Jul/2010

Era uma vez uma animação inovadora com personagens carismáticos e convincentes, roteiro instigante e uma abordagem agradavelmente satírica sobre os modelos pré-estabelecidos dos contos de fadas. Veio o tempo e a ganância e, no fim, a nova aventura de Shrek tem tudo, menos os elementos inovadores que o tornaram um sucesso anos atrás. 

Tentando espremer até os últimos centavos que poderiam brotar da franquia, a Dreamworks lança o quarto (e último?) filme sobre o simpático ogro e entra em território bem conhecido de séries cujo tempo de vida se estende mais do que deveria - como acontece normalmente nos quadrinhos - partindo pra via fácil da realidade alternativa. 

Pegar personagens conhecidos e colocá-los em um ambiente diferente com o bönus de poder divertir-se em evocar os elementos mais familiares da realidade normal é uma das ferramentas mais preguiçosas que um roteirista tem a sua disposição. Pode-se contar a estória com o máximo de liberdade, sem comprometimentos, porque quaisquer mudanças radicais podem ser desfeitas ao final e tudo voltar à estaca zero. 

É claro que, como estamos falando da Dreamworks, a animação é de primeira, em um nível em que as feiçoes dos personagens humanos chegam a ser bizarra e tenebrosamente realistas - as de Rumpelstilskin foram as que me deixaram mais impressionado (e incomodado). Ainda há algumas boas sacadas aqui e ali, garantindo diversão descompromissada - mais como passatempo vespertino, do que como programa de horário nobre como era anteriormente.

Nenhum comentário: