domingo, 11 de julho de 2010

A Era do Gelo 3

Buck, a Doninha

Direção: Carlos Saldanha
Titulo Original: Ice Age 3 - Dawn of the Dinosaurs
Duração: 94 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Jul/09

A Era do Gelo 3 tem um segundo nome e não é "O despertar dos dinossauros" e sim, "Buck, a Doninha". Ela é a grande sacada e a protagonista de praticamente todas as melhores cenas dessa sequência do sucesso da Fox. Não sei como é na versão dublada, mas a atuação inspirada de Simon Pegg, aquele inglês de Shaun of the Dead e Spaced, aliada às referências a filmes no estilo "Senhor dos Anéis" e às suas falas insanas e sem sentido garantem que o filme não fique só nos dramas e dilemas sem graça dos três personagens principais.

Apesar de outras ótimas referências à cultura pop em geral e das divertidas cenas com o esquilo(?) espalhadas ao longo do filme, Era do Gelo 3 é uma animação muito mais ingênua e mais propensa a arrancar sorrisos e não risadas que suas concorrentes da Dreamworks como Madagascar e Shrek e também não tem o refinamento técnico, a criatividade e a sensibilidade das da Pixar como Procurando Nemo, Toy Story, Monstros S.A. e Up.

Enfim, a Fox ainda vai precisar comer muito feijão com arroz para sair do óbvio e balancear melhor drama, ação e comédia nos seus roteiros. Porém, não entenda isso da maneira errada, pois Era do Gelo 3 é uma ótima animação, muito acima da média, que vale certamente a pena conferir. O único problema é que a Pixar e a Dreamworks levantaram muito a barra nessa competição e a Fox não consegue alcançá-las em nenhum dos principais quesitos (roteiro, animação, diversão).

O dia em que eles começarem a ousar mais e adicionar ao apuro técnico de seus artistas o humor inteligente, rápido, absurdo e politicamente incorreto de seus ótimos Simpsons, Family Guy e American Dad, ela rapidamente vai se juntar aos outros dois estúdios no panteão da animação.

Nenhum comentário: