sexta-feira, 5 de março de 2010

Vírus

Uma (leve) variação do tema

Direção: Álex e David Pastor
Título original: Carriers
Duração: 85 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Mar/2010

Doença letal e altamente contagiosa espalha-se pela América (ou mundo), e a proverbial luta pela sobrevivëncia da humanidade ganha contornos mais literais - o roteiro de Vírus trilha território altamente pisado e repisado seja por zumbis, doenças ou cataclismas nucleares, mas mesmo dentro desse cenário familiar ainda consegue tirar uma ou outra idéia original.

Um dos pontos interessantes do filme é o dilema moral amplificado: zumbis, por definição, já estão mortos, então, estourar os miolos de sua mãe-zumbi, por mais doloroso que seja, é facilmente racionalizável. Pessoas doentes ainda não estão mortas, mas pela sua própria sobrevivëncia é necessário tratá-las como se estivessem. As decisões ficam um pouco menos fáceis e diretas e sem muito esforço transforma as vítimas em carrascos.

A linha com que os diretores resolveram seguir é muito boa: a ameaça interna (o grupo) é mais perigoso para si mesmo do que a ameaça externa, e o conflito entre os personagens é o que dirige o filme ao invés de qualquer ataque de zumbis ou tribo rival.

A falha fatal, como sempre, aparece na caracterização dos personagens que não consegue ir além dos óbvios rótulos. Uma vez estabelecido cada "tipo" dentro do carro já nos primeiros três minutos de filme, é isso que vocë vai ter deles pelo resto do filme. O alívio dessa limitação vem na forma de um outros personagem com mais potencial que eles encontram ao longo do caminho (como o pai obstinado de Christopher Meloni), mas que, em sua maioria, não demoram muito a ficar pelo caminho também.

Vírus, enfim, não tem muito material que o tire da média, mas para quem gosta do gênero, ele reserva algumas idéias originais e uma hora e meia de moderada tensão. Baixe as expectativas, entre com o espírito de "apenas mais um filme de pós-apocalipse" e talvez você tenha muito boas surpresas no fim das contas.

Nenhum comentário: