sexta-feira, 29 de abril de 2011

Como você sabe


Como torturar a audiência

Direção: James L. Brooks
Título Original: How do you know
Duração: 121 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Abr/11

Vi essa bomba em algum vôo naquela telinha de qualidade visual duvidosa e com interrupções constantes para anúncios de vôo. Isso por si só já não ajuda muito a apreciação do filme, mas a falta de opção também não joga a favor e, para completar, Reese Chatinhaspoon é a protagonista. O cenário já estava configurado para um resultado catastrófico e não foi em nada diferente do esperado.

Como você sabe é vendido como uma comédia romântica, ainda que não haja nada, absolutamente nada, de engraçado no filme que justifique a classificação como comédia e as partes românticas pareçam ter sido escritas por uma feminista com crise de meia-idade: a heroína é supostamente independente e auto-suficiente, mas ela passa noventa por cento do filme sendo definida pelo seu relacionamento com os dois protagonistas masculinos que são os únicos que efetivamente têm estórias individuais.

O roteiro envolve uma recém-aposentada jogadora de softball (Whiterspoon) que se envolve com um egocêntrico astro de baseball (Owen Wilson), enquanto paralelamente um executivo apatetado tenta ganhar seu coração (Paul Rudd interpretando Paul Rudd como sempre). Esse último está às voltas com um escândalo na empresa que comanda gerado por seu eticamente-questionável pai (Jack Nicholson em uma de suas piores performances).

Além do enredo principal desprovido de um eixo central que vai do nada a lugar algum, as poucas estórias paralelas sofrem da mesma esquizofrenia, como a da assistente que age como se obviamente estivesse apaixonada pelo patrão em algumas cenas, mas também mostra que obviamente não está em outras - um paradoxo que só um filme de excepcional qualidade como esse é capaz de criar.

Nem sei se esse desastre chegou a aparecer nos cinemas aqui no Brasil ou se foi direto para o DVD, mas nesse segundo caso, se você deparar-se com uma essas três caras (Whiterspoon, Rudd, Wilson) juntas em alguma capa de DVD, passe longe... Isso certamente deve estar listado na definição de tortura da Convenção de Genebra e qualquer namorada que te chantagie emocionalmente para assistí-lo merece um pé-na-bunda sumário e imediato... 

Meu preconceito contra as comédias românticas é aberto e assumido, mas ainda assim tento ser justo quando volta e meia por algum motivo acabo vendo inadvertidamente uma delas. Tenho certeza de que mesmo para que é fã do gênero, assistir Como você sabe são jogar duas horas (porque tão longo?!?) da sua vida no lixo.

Nenhum comentário: