quarta-feira, 19 de maio de 2010

Modern Family

 
Família, Família...



Modern Family foi, sem dúvida, a melhor entre as estréias da temporada 2009/10 de séries de TV, a ponto do Hollywood Reporter incluí-la ainda nos primeiros episódios entre as dez melhores séries da década.

Polêmicas e exageros à parte, o show realmente conta com diversos pontos a seu favor: roteiros inspirados, atores com ótimo timing para comédia, piadas ágeis e nada politicamente corretas e uma premissa bastante simples, mas com a qual a grande maioria das pessoas consegue identificar-se: viver em família é uma tragicomédia, não importa quão moderna ela seja. 

Valendo-se do já bem-sucedido estilo "mockumentary", cujo exemplar mais icônico é The Office, a série finge ser um "reality show", com comentários para a câmera e tomadas sem corte, sobre uma família estendida (três famílias dentro de uma mesma família maior).



De longe, a melhor personagem é Phil, o pai paspalho da família Dunphy, a mais "tradicional" entre as três. Ele é interpretado com maestria por Ty Burrell (Madrugada dos Mortos), que no mínimo deverá ser indicado para um Emmy como ator coadjuvante.



Fazendo par com Ty e comandando a família Dunphy está Claire, interpretada por Julie Bowen (Ed, Lost), que cresce muito com o passar dos episódios e vai de "escada" no início à protagonista de muitas das melhores cenas da segunda metade da temporada.



Claire é filha de Jay Pritchett, mas pode chamá-lo também de Al Bundy, pois o personagem além de ter muitas características similares às do pai imbecil de Married...with Children é também encarnado por Ed O'Neill.



Jay vive com Gloria e o filho dela, Manny, e nesses dois aparecem alguns dos poucos defeitos da série. Por exemplo, a maioria das piadas que cabem a Sofia Vergara (que claramente não precisa de piada nenhuma para justificar sua presença no programa, os vestidos colados justificam qualquer coisa) envolvem a sua origem latina (ela é colombiana) e só são engraçadas nas primeiras vezes, depois viram versões requentadas da mesma piada.

O outro lado "moderno" da série é a família formada por Mitchell, Cameron e Lily, os quais, assim como acontece com Gloria, às vezes cansam um pouco com as piadas gays. Quando exploram o metodismo de um ou a personalidade "expansiva" do outro, no entanto, a dupla funciona bem.

As crianças/adolescentes de modo geral cumprem bem com seus papéis, principalmente, Rico Rodriguez II, interpréte de Manny. Ele é um dos mais engraçados no começo da temporada, mas infelizmente vai virando uma caricatura de si mesmo mais para a frente. 
 
Certamente, todos os episódios valem uma conferida, mas uma lista dos melhores certamente incluiria: "Pilot" (Ep.01), "Run for your wife" (Ep.06), "Fizbo" (Ep. 09), "Not in my house" , "Truth be told" (Ep.17) e "Hawaii" (Ep.23).
 
A série tem ainda que começar a criar suas piadas internas e desenvolver macro-enredos que ultrapassem o limite dos episódios de vinte minutos para dar um ar de continuidade para ela. Porém, mesmo nos seus momentos mais fracos, Modern Family ainda é melhor que a maioria das comédias no ar atualmente.
 
Então, que venha a segunda temporada!

4 comentários:

Breno B. disse...

Modern Family rules. Fato. Mas meu personagem favorito é o Jay. E bacana o blog, Zago. Acompanharerei. :P

Rodrigo Zago disse...

Fala, Breno!!!
Bom saber que você está acompanhando. Melhor ainda seria se vocë mandasse umas dicas do que você anda vendo/lendo de bom para eu dar uma conferida. Confio no seu bom gosto!
Abração!

Breno B. disse...

Algumas que vi nos últimos meses e gostei. Muita coisa velha que você já deve ter assistido, mas valem a pena pra quem não conhece:

"Generation Kill" (só 7 episódios, sobre a invasão do iraque e escrita pelos mesmos caras de "The Wire", que é a melhor série de todos os tempos, hehe)

"Veronica Mars" (só vi a primeira temporada, que parece ser a única que presta; último episódio é uma merda, mas o resto é sensacional)

"Nurse Jackie" (tá na segunda temporada; a favorita atualmente, junto com modern family)

"Party Down" (cancelada esta semana; só pros muito geeks)

"Battlestar Galactica" (Crème de la Crème da ficção científica)

"Bullshit" (ceticismo, ativismo libertário e muita pouca paciência com idiotas; combinação sempre saudável)

Rodrigo Zago disse...

Da lista, não conhecia "Generation Kill" e "Bullshit" . As outras já estavam no meu "backlog"...

Na verdade, nem "The Wire" eu consegui ver ainda...
Tem muita coisa pra tirar o atraso.
Vi o primeiro episódio de Battlestar Galactica que me agradou muito.
Veronica Mars vou ouvir seu conselho e provavelmente parar na primeira também.

Mas antes de começar qualquer uma dessas tenho que finalizar as que estão na mão...

Estou vendo todas as estréias do Midseason para poder comentar no site e acompanhando as melhores que estão no ar atualmente: True Blood, Persons Unknown, Scoundrels e Memphis Beat.

Além disso, para botar as coisas em dia, estou tentando finalizar algumas outras que ficaram para trás:

Dexter - quarta temporada está melhor que a terceira que foi melhor que a segunda que, por sua vez, foi melhor que a primeira que também é muito boa
Justified - seriado da FX com Timothy Oliphant, muito boa
Men of a Certain Age - interessante, bem produzida, mas muito distante do meu universo para eu conseguir realmente me identificar com as personagens
Hung - seriado da HBO c/ Thomas Jane no papel de um professor bem-dotado que vira michê ou "consultor de felicidade"

Abs