sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rio

O Rio de Janeiro continua lindo...

Direção: Carlos Saldanha
Título original: Rio
Duração: 96 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Abr/2010

Rio é bem-humorado, tem algumas boas, ainda que esparsas, sacadas, tem personagens simples, mas relacionáveis e uma boa quantidade de ação. O roteiro é honesto, ou seja, não tenta parecer ser mais complexo do que efetivamente é - você sabe o que esperar dele, sabe de onde virão os conflitos, sabe como ele vai terminar e não há nenhum problema nisso.

Seria, enfim, apenas um bom filme para gastar o tempo, especialmente se há crianças em casa, se fosse uma animação qualquer. Só que ele se passa no Rio de Janeiro e a cidade é tão bem retratada, com tanto conhecimento, com tanta afeição, que ele se torna obrigatório para qualquer carioca e altamente recomendável para qualquer brasileiro.

Por outro lado, ainda que o Rio nunca tenha sido exibido de forma tão atraente, ele também nunca esteve tão reduzido ao trinômio carnaval-samba-futebol (ainda que seja dentro desses temas que surjam as melhores piadas do filme). Mesmo sem se furtar de subir a favela ou de mostrar os ataques a turistas (ainda que perpetrado inusitadamente por animais), ele certamente deve ajudar a atrair uma boa quantidade de visitantes para a cidade – vindos não só do resto do Brasil, mas do mundo todo. 

Blu e Jade podem não ser os personagens mais interessantes que um filme de animação já teve, mas isso não importa muito já que eles não são verdadeiramente os protagonistas do filme. A verdadeira protagonista, o Rio, é e continua sendo certamente maravilhosa e motivo mais que suficiente para dar um pulo ao cinema.

2 comentários:

borges disse...

acabei de voltar do cinema com claudinha. fomos ver 3d e legendado como não poderia ser diferente. sinceramente, não consegui achar excelente. achei um bom filme mas perto das outras animações (tirando, é claro, enrolados) ficou aquém. sem dúvida a cidade está linda mas tudo é muito previsível. tudo bem, não existem muitas saídas para certas coisas. o heroi se descobre heroi mas tem um perrengue que ele supera com dificuldades e salva o dia ficando com a garota. bem, nesse caso, a arara. como entretenimento, valeu mas não consegui gargalhar como costumo. dei apenas risinhos. poucas sacadas geniais secundárias (o passáro se esquentando no sinal é brilhante). não queroser estraga prazeres, o filme é bom mas estava esperando mais.

Rodrigo Zago disse...

Longe de mim achar "excelente" o filme. Achei ele bem mediano e que só sai da média porque se passa no Rio. Se fosse a mesma história passada em Bali, eu nao teria achado muita graca mesmo nao. Para cariocas e brasileiros em geral, acho que vale muito a pena ver o filme e é isso que tira ele de um 3 (normal/mediano) para um 4.