sexta-feira, 20 de maio de 2011

Piratas do Caribe - Navegando em águas misteriosas

Mais um de muitos

Direção: Rob Marshall
Título Original: Pirates of Caribbean - On stranger tides
Duração: 141 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Mai/11

Vi no cinema o novo filme da franquia Piratas do Caribe, acho que era o segundo, quarto ou quinto da série... Quem poderia afirmar? Ainda na entrada estava tentando lembrar como tinha acabado o anterior: foi o do redemoinho engolindo o navio ou aquele em que Jack enfrenta uma tripulação imortal? 

No final, não importa muito. As histórias são todas diferentes entre si, cheia de detalhes, tramas intrincadas; mas no final das contas, não importa muito mesmo, porque você não vai conseguir manter essa diferenciação na cabeça. O que vale é, mais uma vez, checar navios de piratas, baús de tesouro, maldições seculares, seres marinhos fantásticos e outras estórias e lendas do vasto imaginário que envolve os piratas.

A trama da vez envolve a Fonte da Juventude e o vilão da vez é o famigerado Barba Negra, mas há espaço para várias outras referências que só servem de pano de fundo para uma sequência de mais de duas horas de ação ininterrupta seguindo sempre um mesmo esquema: Jack Sparrow vai entrar em uma situação aparentemente sem saída e vai, obviamente, sair dela com acrobacias, truques e muita lábia. 

É a fórmula recursiva (as cenas) dentro de uma outra fórmula recursiva maior (os filmes).

Piratas do Caribe é sempre igual e sempre divertido, vai continuar assim pelos próximos infinitos filmes que podem ser feitos. Se já no quarto da série é muito difícil guardar o que o faz diferente dos outros e ainda assim ser possível se entreter bastante, quer dizer que a fórmula ainda deve aguentar um bom tempo. 

Que venha o próximo!

Nota final: o amor impossível e assexuado à la Crepúsculo de conclusão tão bizarra e indefinida parece ter entrado do nada no meio da estória e ganha mais tempo de tela do que seria recomendável. Com certeza aumenta o escopo do público do filme, mas também o deixa bastante esquizofrênico.

Nenhum comentário: