sexta-feira, 2 de julho de 2010

O pequeno Nicolau

Para ficar de bem com a vida

Direção: Laurent Tirard
Título Original: Le Petit Nicolas
Idioma: Francês
Lançamento: Jul/10

O pequeno Nicolau tem: crianças cativantes e carismáticas falando com "biquinho" (como a fofa garotinha do youtube); um clima de nostalgia e de saudosismo por uma época mais ingênua e simples; um roteiro propositalmente sem muita sofisticação. O pequeno Nicolau não tem: referências à cultura pop; piadas satirizando a sociedade moderna; alusões a temas que só os adultos entendem.

Enfim, é um filme para crianças baseado em um livro (ou uma série deles) para crianças. Os mais velhos certamente podem se divertir também com ele, mas o filme não foi pensado para todas as gerações, como costuma acontecer com animações do tipo Shrek, Madagascar etc. Mesmo os dramas "adultos", como o jogo político do pai por uma promoção, são mostrados com a ótica simplificadora de uma criança.

O filme é leve e ideal para quando você está querendo apenas rir com piadas inocentes e se sentir bem ao final. Sem impor qualquer conflito ou levar o telespectador a qualquer tipo de reflexão, O Pequeno Nicolau é uma ótima pedida para acabar com a melancolia de um final de domingo preguiçoso.

Algumas resenhas ou comentários pela net o chamaram de "Amèlie Poulain" infantil e realmente há algumas semelhanças: ambos são franceses, carregados nas cores e alegres ("feel-good-movies"). Pelo bem ou pelo mal, param por aí.

Nenhum comentário: